Saiba o que acontece caso você não pague o IPTU

O IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, é um imposto anual obrigatório para todos os proprietários de imóveis em área urbana. A taxa do imposto é o valor do imóvel sobre o imposto pago por ele. Se mesmo ciente dos cálculos, você acabou não realizando a quitação da taxa, existirão consequências. Descubra a seguir o que acontece caso você não pague o IPTU.

O valor do IPTU, no geral, depende do metro quadrado do terreno, de onde ele está localizado e do tamanho da área construída no terreno. Quem mora em área rural paga o ITR, Imposto Territorial Rural, e os valores são julgados da mesma forma do imposto urbano.

Não paguei o IPTU, o que acontece?

Não pagar este imposto pode causar muita dor de cabeça. A primeira consequência serão as multas geradas pelo atraso. A porcentagem de juros é aplicada ao valor diariamente. O valor não ultrapassa os 20% do valor do imposto. Se após as cobranças, você ainda não quitar a divida, o seu nome pode ir parar nas listas de mau pagadores.

Se as multas se acumularem, o seu imóvel pode vir a ser inscrito na divida ativa da cidade. Isso quer dizer que, as multas geradas pela falta do pagamento podem levar a sua propriedade a leilão.

Como posso pagar o IPTU atrasado?

As porcentagens diárias sobre o valor do IPTU são muito diárias, então esteja preparado para uma correção monetária considerável. Quem paga o IPTU à vista antes da data de vencimento, recebe desconto no valor. Mas quem paga após o vencimento, mesmo realizando pagamento à vista, não recebe desconto.

Caso queira quitar seu débito, você precisará emitir pela internet a 2ª via do boleto. No site oficial da prefeitura de sua cidade, forneça seus dados pessoais para acessar a emissão do seu IPTU. O valor do novo boleto já virá corrigido com os juros e com uma nova data de pagamento.

Você pode parcelar o débito. Se vir a atrasar alguma mensalidade, seu nome ainda pode entrar na Divida Ativa da sua cidade. O pagamento do boleto pode ser realizado em qualquer agência bancária, lotérica ou até por serviços via internet.

Para não acabar com uma divida pendente, fique de olho nas informações sobre o IPTU de sua região. Busque na internet sobre o imposto da sua localidade, por exemplo: IPTU RJ, IPTU GO, IPTU MG. Esteja atento às datas e não deixe que o valor do IPTU surpreenda as suas finanças.