Perdi as inscrições do Enem! O que fazer?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de acesso à educação superior, onde o candidato pode utilizar a nota obtida para concorrer a vagas nos programas do Ministério da Educação, como o Sisu, Prouni e o Fies. 

A nota do Enem também pode ser usada para substituir o vestibular tradicional de instituições de ensino superior públicas e privadas. O Exame é realizado anualmente, para avaliar os conteúdos estudados durante o Ensino Médio.

Em 2018, foram registrados 5.513.662 de candidatos inscritos para realizar o Exame. Mas se você perdeu as inscrições do Enem não precisa esperar até o ano que vem para começar a estudar em uma instituição de ensino superior.

No mercado da educação do Brasil existem diversos programas de iniciativa privada que disponibilizam bolsas e financiamento que te ajudam a melhorar o currículo sem a necessidade de ter feito a prova do Enem.

Confira, a seguir, dois desses programas que selecionamos para que você não desista de impulsionar seu currículo com um curso de ensino superior.

Quero Bolsa

O programa Quero Bolsa, por exemplo, criado em 2012, é um site especializado na oferta de bolsas de estudos que disponibiliza descontos de até 75% no valor de mensalidades. As bolsas duram até o fim do curso e podem ser encontradas em diversas instituições privadas no País.

O Quero Bolsa 2019 não exige que o candidato tenha realizado a prova do Enem. Também não é preciso comprovar renda e não há cobranças de renovação da bolsa.

O Programa lida com as vagas disponibilizadas pelas instituições que não conseguiram ser preenchidas pelos processos normais de seleção. O site negocia os descontos e divulga as oportunidades no portal.

Para garantir uma bolsa você precisa acessar o site do programa e preencher os dados que são solicitados, como por exemplo a cidade que o candidato pretende estudar, qual o curso, se é graduação ou pós-graduação, qual a instituição que prefere e se a modalidade será presencial ou a distância. Também é possível informar até quanto pode o candidato pode pagar.

Após buscar as opções desejadas, o site divulga caso haja bolsas disponíveis de acordo com os dados que o candidato preencheu. Caso não apareça nenhuma opção vaga disponível de acordo com as preferências, o Programa disponibiliza outras alternativas que se assemelham com suas preferências.

Educa Mais Brasil

No entanto, existem outras opções, como o programa Educa Mais Brasil que oferece descontos de até 70% no valor da mensalidade de diversos cursos, como por exemplo os de educação básica, graduação, pós-graduação, técnicos e pré-vestibular.

São mais de 18 mil instituições brasileiras parceiras do Educa Mais Brasil, entre elas universidades, centros universitários, faculdades, colégios e escolas técnicas.