4 Dicas para conseguir uma bolsa de estudo sem o ENEM

Como sabemos o ENEM corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio e o resultado do mesmo padroniza a distribuição de bolsas de estudos na rede pública e privada, permitindo que os jovens adquiram formação superior de qualidade.

Mas em alguns casos, seja por perder a data de inscrição, não atingir a pontuação requerida ou simplesmente por optar não fazer o exame, diversas pessoas se deparam com a questão ” Como conseguir uma bolsa sem o ENEM?”

Saiba que isto é possível! Veja a seguir 4 dicas para conseguir uma bolsa de estudos sem precisar fazer o exame:

Educa Mais Brasil

Muitos estudantes já se beneficiaram desta opção e ela tem ficado cada vez mais popular. Isto porque a inciativa do Educa Mais Brasil oferta diversas bolsas em centenas de instituições de qualidade e dispensa a pontuação do ENEM! Ou seja, você pode utilizar o benefício sem requisitos rígidos.

Para quem está pensando em começar uma faculdade em breve, é viável conferir o Educa Mais Brasil 2019 e conferir as vagas para a sua região. Através do programa, você pode conseguir bolsas de estudo de até 70%. Depois que conseguir a sua vaga, os descontos vão até o final do curso!

Vestibular Próprio

Outra opção válida que também dispensa o exame é o vestibular próprio. Como você já sabe, o Enem padronizou o ingresso por parte dos estudantes na universidades, entretanto, ainda há algumas delas que não aderiram ou aderiram parcialmente a este sistema. Estas instituições públicas dispõem de vestibular próprio.

Não são todas as universidades que tem esse tipo de vestibular, portanto, você deve pesquisar antes. As datas e inscrições para a prova são independentes, então vale ficar de olho nos prazos de cada instituição. O vestibular próprio permite aos candidatos a chance de ingressar na rede pública, mas são muito concorridos.

Quero Bolsa

Um opção semelhante ao Educa Mais Brasil, é o Quero Bolsa, sistema online que permite que estudantes encontrem a sua faculdade ideal. Como as outras dicas, esta também não exige que o participante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, por isso, pode ser uma ótima opção para você.

Os descontos são diversos em muitas instituições de qualidade, basta verificar as ofertas para o seu curso e região. A pré-matrícula é realizada online.

Pronatec

O Pronatec é um programa direcionado a pessoas que querem começar um curso técnico. Mesmo não sendo direcionado ao nível superior, o Pronatec é uma ótima opção para conseguir bolsas de estudo integrais nas melhores escolas técnicas do país.

A oferta de vagas é muito grande e o melhor é que você pode conseguir uma formação profissional dentro de 4 anos e curso. Vale a pena considerar o programa!